NOTÍCIAS

Festa Nacional do Pinhão deve movimentar mais de R$ 40 milhões em Lages

A estimativa é de que 300 mil pessoas circulem por Lages no período do evento


Desde a sua primeira edição nacional, em 1989, a Festa Nacional do Pinhão, em Lages, é um dos eventos mais aguardados do Sul do Brasil. O evento, que neste ano acontece de 24 de maio a 2 de junho, além de combinar tradição, gastronomia e entretenimento, também desempenha papel fundamental no aquecimento da economia da região, especialmente no setor hoteleiro, gastronômico e nos diversos tipos de comércios da cidade.


Com a chegada de um maior número de turistas o setor hoteleiro é impulsionado, registrando uma ocupação mais alta durante o período do evento, segundo donos de hotéis na região.

Nossa ocupação já está em 100% nos dois finais de semana da festa — afirma o empresário Rogério Silveira, do Hotel Boqueirão.

O mesmo acontece com o hotel Fazenda Lua Cheia, que há meses já tem reservas para os dias da festa, e está com 90% de ocupação.

A Festa do Pinhão com certeza expõe o nome de Lages, e deixa em evidência toda a Serra Catarinense, fazendo com que pessoas de outras regiões venham para cá. No nosso caso, a totalidade da procura neste ano é de turistas vindos do litoral catarinense — ressalta o empresário Aldo Martins Neto.


O empresário Samuel Ramos, do Nacional Park Hotel, destaca que os dias de Festa do Pinhão, são de alta temporada para o setor hoteleiro em Lages.

Estamos com 70% das nossas vagas preenchidas, entre elas com a equipe de organização da festa. Esse é sem dúvida um período essencial para o setor, que recebe bons clientes a um preço justo — comentou.


O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), Zulmiro Klann, afirma que o crescimento econômico não atinge somente o setor hoteleiro.


O comércio local deve ter um aumento de cerca de 5% nas vendas, em relação ao ano passado e pode ultrapassar os R$ 40 milhões na movimentação financeira das lojas, hotéis, postos de combustíveis e restaurantes —explica.

Para o empresário Diovane Amaral, que tem loja no Centro da cidade e expõe no Shoppinhão, os dias do evento trazem movimentação e previsão de aumento em até 70% nas vendas.

Nossa expectativa para esse ano é maior quando comparamos com 2023. Neste período o aumento nas vendas e de pessoas prestigiando o comércio local é perceptível — disse Diovane.


O diretor executivo da CDL, Jhonathan Silva, afirma que a Festa do Pinhão é um importante impulsionador econômico para a cidade de Lages e toda a região serrana.

Ela atrai milhares de turistas de todas as partes do Brasil. Somente no ano de 2023, a festa atraiu cerca de 200 mil visitantes durante os nove dias de evento, para este ano queremos chegar a 300 mil. Esse número vai gerar uma movimentação econômica significativa em todos os setores comerciais — disse o diretor executivo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município também ressalta que a preparação e realização da Festa do Pinhão criam inúmeras oportunidades de emprego temporário, desde vendedores ambulantes até seguranças, equipe de limpeza, e profissionais diversos que trabalham no evento.


Esse fator beneficia diretamente a população local, são mais de 500 pessoas impactadas diretamente. E se aumentamos a renda da população, automaticamente também impactamos positivamente a economia local — afirma o secretário Nilson Cruz.


Para a organização, a Festa Nacional do Pinhão não é apenas um evento festivo, mas sim um verdadeiro catalisador do desenvolvimento econômico e cultural de Lages e da região serrana de Santa Catarina.

Ao unir tradição, gastronomia e entretenimento, a festa fortalece a identidade local e impulsiona o turismo, gerando empregos, renda e oportunidades para a comunidade. Por essa razão, buscamos priorizar a prestação de serviço local e fomentar e apoiar iniciativas que também possibilitem este ganho para a cidade de Lages — afirma Ricardo Avlis, diretor da Arte, Música e Entretenimento (AME) organizadora do evento.


Texto: Redação Lages - redacao.lages@nsc.com.br

Foto: Catarinas, Comunicação

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/festa-nacional-do-pinhao-deve-movimentar-mais-de-r-40-milhoes-em-lages

Compartilhe

Mais Notícias

Por CDL Lages 6 de novembro de 2025
Planejamento do Natal 2025 é destaque em reunião da diretoria CDL Lages
Por CDL Lages 22 de outubro de 2025
Semasa apresenta o projeto Recicla+ Lages durante reunião da diretoria da CDL
Por CDL Lages 16 de outubro de 2025
Missão Técnica São Paulo – CDL & Sebrae/SC leva empresários da Serra Catarinense a uma imersão em inovação, varejo e tendências de mercado
Por CDL Lages 10 de outubro de 2025
Palestra com Su Biazoli marca o lançamento oficial da Câmara de Moda da CDL Lages
Por CDL Lages 10 de outubro de 2025
Comitiva de Portugal participa de reunião da diretoria da CDL Lages marcada por pautas sobre desenvolvimento e novos projetos
Por CDL Lages 10 de outubro de 2025
CDL Lages participa da abertura da Expolages e reforça presença na feira multissetorial
Por CDL Lages 10 de outubro de 2025
Painel de Desenvolvimento na Expolages celebra chegada dos voos da GOL à Serra Catarinense
Por CDL Lages 6 de outubro de 2025
Comitiva de empresários de Portugal trocam experiências com a diretoria da CDL Lages na próxima semana
Por CDL Lages 2 de outubro de 2025
CDL Lages promove reunião histórica para reativação do Núcleo de Dirigentes Lojistas em Urupema
Por CDL Lages 26 de setembro de 2025
Moda e música marcam o encerramento do 8º Serra Catarina Festival de Inverno em Lages
VER MAIS NOTÍCIAS