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Dia do consumidor: o que o comércio pode esperar dessa data.

Publicado em 15/03/2019
Noticias

Considerada a época mais importante para o varejo no primeiro trimestre, a expectativa é que os consumidores se engajem cada vez mais nas atividades deste dia. O crescimento da data é comparado com a difusão da Black Friday no Brasil, evento que praticamente dobrou entre 2014 e 2015, no que diz respeito ao conhecimento do público geral. Com a antecipação para o dia, que ocorre em 15 de março, cabe ao comerciante se preparar para explorar a oportunidade.

De acordo com pesquisa realizada pelo Google, 81% dos entrevistados apresentavam a pretensão de realizar alguma compra na data em 2018. Isso representa um crescimento de 51% em relação à mesma pergunta feita em 2017.

 A tendência é que esse crescimento acelerado siga ocorrendo em 2019.

Para o ano de 2018, o aumento com relação ao ano anterior foi de simplesmente 91%. Ou seja, o volume de buscas sobre a data comemorativa praticamente dobrou em apenas um ano.  73% das pessoas que realizaram compras no dia do consumidor de 2018 começaram a fazer suas buscas pelo menos uma semana antes da chegada do dia.

 O que esperar das compras realizadas nessa data? Já é evidente que o público geral apresenta, mais do que nunca, conhecimento e interesse sobre o dia do consumidor. Mas quais são suas preferências na hora da compra? Que tipo de produto os interessa mais? Saber informações como essas é crucial para compreender o comportamento dos clientes que pretendem participar da celebração.

A principal influência indicada pelos consumidores na hora de realizar compras em sua data é o preço. Esse e foi o motivo apontado por 46% dos entrevistados pelo Google para justificar suas decisões. Em segundo lugar vem a confiança que a pessoa tem na loja, citada por 42% dos respondentes. O frete, que já é naturalmente um fator relevante nas compras por e-commerce, reforça sua importância no dia e semana do consumidor: 29% afirmam que decidem em que loja comprar com base no valor cobrado pelo frete e no tempo estimado de entrega. Portanto, facilitar o envio das mercadorias é uma excelente vantagem competitiva.

Quanto os consumidores estão dispostos a gastar? Para entender isso, vamos dar uma olhada nas tendências de gasto em compras para este semestre:

  • 17% pretendem gastar mais de R$ 2000;
  • 19% projetam gastos entre R$ 1001 e R$ 2000;
  • 16% querem gastar entre R$ 501 e R$1000;
  • 10% estimam seus gastos entre R$ 301 e R$500;
  • 7% vão gastar entre R$201 e R$ 300;
  • 10% planejam gastos entre R$ 101 e R$200;
  • 22% impõem um limite de R$100 reais em seus gastos com compras.

 

Expectativa de gastos no dia do Consumidor Os dados referem a um Google Survey realizado entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2019, e contam com as respostas de 1000 participantes. O ticket médio da expectativa de compras neste semestre é, portanto, 921 reais.

 Qual tipo de produto é mais atraente nessa data?

Olhar para os produtos adquiridos pelo público no ano passado é uma excelente forma de receber insights sobre as preferências do ano atual. Em 2018, no dia do consumidor, a categoria de alimentos e bebidas foi campeã disparadas de vendas, equivalendo a 35.4% do total. Em segundo lugar, com 27.7%, vêm artigos de moda e beleza, seguidos de perto pelos eletrônicos, com 17.1% das compras. As categorias seguintes foram: smartphones — 14%; eletrodomésticos e eletroportáteis — 13.7%; móveis e decoração — 10.8%

Em 2019, a tendência é que alimentos e bebidas sejam novamente os campeões de vendas. Pelo menos é a tendência se depender dos 50% de entrevistados pelo Google que declararam que esperam descontos nesse segmento no dia do consumidor.

Muitas pessoas estão aguardando por esse dia para realizar suas compras:

 A mesma pesquisa que utilizamos para apresentar as últimas informações indicam que, dentre as pessoas que deseja comprar um smartphone, 61% está aguardando as ofertas do dia dedicado ao consumidor. Expectativa de compras para o dia do consumidor Efeito parecido aparece quando falamos de computadores (62%), móveis (53%) e televisões (59%). No geral, 58% dos consumidores esperam pela data para comprar os itens desejados.

 

Onde as compras serão realizadas?

O dia do consumidor tem forte apelo para lojas físicas; 39% dos interessados pretendem adquirir seus produtos por meio de métodos completamente offline. O número impressiona, principalmente se comparado aos da Black Friday. Na ocasião, que é considerada uma das datas mais importantes do comércio mundial, apenas 19% dos compradores ignoram os métodos online.

E para 2019, qual é a intenção dos compradores?

Existe um aumento nos interessados em realizar transações online, mas a força dos métodos convencionais segue presente. Confira: Canais para compras no dia do consumidor 39% pretendem comprar em lojas físicas; 29% querem apostar nas ofertas online; 32% declaram que vão utilizar ambos os métodos. Repare que os números são bastante parecidos. Isso indica que uma abordagem eficiente pode ser integrar sua loja física com a online, utilizando técnicas de marketing digital para atingir a totalidade dos interessados.

Quais as tendências gerais para consumo em 2019?

- produtos ou embalagens contendo plástico ou materiais biodegradantes, são cada vez mais preteridos pelos consumidores. Isso tem ligação direta com o conceito de consumidor 4.0, que além de produtos e experiências de qualidade, exige que as empresas assumam suas responsabilidades como parte da sociedade. Em pesquisa realizada pela Euromonitor International, em 2017, mais de 18% dos entrevistados se mostraram dispostos a pagar mais por produtos com embalagens recicláveis. Assim, a implementação do chamado marketing verde pode se tornar um diferencial para um empreendimento.

-Experiências autênticas e diferenciadas: Em resposta a produção em massa de artigos complexos e semelhantes, os consumidores tendem a, em 2019, dar preferência aos produtos mais básicos, que proporcionam uma volta ao simples com maior qualidade. Não é por acaso que houve um aumento significativo entre aqueles que buscam produtores locais de comida, cervejas artesanais etc. 

- experiência mais autêntica, as pessoas seguem buscando algo para afirmar seu status. Isso explica o surgimento de clubes e campings de luxo, receitas produzidas em casa e até itens de beleza artesanal. O que buscam, no fim das contas, são produtos que os permitam expressar suas individualidades. Em resposta à pesquisa “Beauty Survey da Euromonitor International“, 41% dos consumidores globais admitem utilizar produtos feitos em casa ao menos uma vez por semana. Portanto, o desafio das marcas daqui para a frente é oferecer produtos que possam passar esse senso de status e individualidade.

O dia do consumidor é uma data que está em constante crescimento no Brasil, e já começa a ser comparada até com a Black Friday. Dia após dia, o público geral se torna mais consciente da existência do evento e cria expectativas para receber ofertas de diversos segmentos do mercado. Isso é demonstrado pelo aumento das buscas relacionadas ao dia e o crescimento das intenções de compras, se comparadas com anos anteriores.

Para pessoas que trabalham no setor de vendas ou marketing, entender a relação das tendências dos consumidores com seu comportamento no dia que é dedicado a eles é fundamental. 

 

Por Redator Rock Content | 15 de março de 2019




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