Certificado Digital é obrigatório para empresas e MEI  a partir do mês de julho

Publicado em 09/07/2018

Como ferramenta de redução de fraudes e indispensável paras as transações comerciais e contratuais o Certificado Digital é obrigatório para empresas e Microempreendedores Individuais (MEI)  a partir deste mês de julho. Isto se deve pela entrada em vigor do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, agora para a totalidade dos contribuintes do país.

O eSocial unifica, padroniza e integra todas as informações trabalhistas para o Governo Federal  e com dados padronizados e simplificados, o portal reduz tempo e custos das áreas contábeis das empresas, facilitando a captação variados tipos de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.  O e-social passa a exigir obrigatoriamente a partir deste mês,  como meio de validação do acesso dos empresários e empregadores o Certificado Digital.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de pessoas físicas ou jurídicas e assegura as transações online de documentos que necessitam de assinaturas entre as empresas, fornecedores, clientes e parceiros. Em resumo, o certificado digital é identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Segundo Jhonathan Roberto da Silva, diretor executivo da CDL Lages, que participou do 16º Fórum de Certificação Digital - Certforum nesta primeira semana de julho, em Brasília, “uma série de novidades e facilidades para os cidadãos e empresários irão acontecer, a ideia é cada vez mais desburocratizar os processos seja com o governo ou com a iniciativa privada”.

A CDL Lages possui o serviço de Certificação Digital com o diferenciais exclusivos de condições financeiras, atendimento e comodidade para emissão do certificado tanto para pessoa física, quanto para a pessoa jurídica.