(49) 3221-7007
cdl@cdlages.com.br

INÍCIO / NOTÍCIAS

Setor gastronômico de Lages está atento a modernização das leis trabalhistas  

Publicado em 02/10/2017
Noticias

Em Lages, empresários de hotéis bares e restaurantes, membros da Câmara Gastronômica, estão unidos pelo fortalecimento do setor e em busca de melhores resultados em seus negócios. Para isso, traçaram um planejamento estratégico com ações a serem desenvolvidas. A primeira delas é entender a legislação trabalhista e as mudanças que passam a valer a partir de 11 de novembro. Essas alterações estão embasadas em três eixos: valorização da negociação coletiva, adequação à realidade e diminuição da litigiosidade.

Para assessor jurídico da Federação de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc), Neilor Schimitz, as empresas precisam ter cautela ao interpretar e cumprir as exigências da lei.  “A Câmara de Gastronomia está no caminho. É preciso se unir e buscar orientação com as assessorias jurídicas de entidades de classe, como a CDL e Acil, para fazer bom proveito das mudanças, especialmente nas questões novas que dizem respeito a partição de férias, trabalho intermitente, a terceirização no contrato de empregados e horas extras que demandam atenção específicas”.

 

Texto: Catarinas Comunicação

Pagamento da gorjeta continua sendo uma opção do cliente

Sobre a Lei da Gorjeta, em vigor desde maio deste ano, o assessor jurídico declara que a regulamentação normatiza uma situação que já ocorria na maioria dos estabelecimentos há anos e que sempre gerou dúvida e muitos problemas para os empresários por conta de processos trabalhistas porque não existia uma legislação reguladora.

A lei não torna obrigatório o pagamento da gorjeta, continua sendo opcional. “Entre os principais pontos da lei está o fato de que tanto o percentual cobrado pelo estabelecimento, quanto qualquer outro valor dado pelo cliente é considerado gorjeta. A legislação prevê, ainda, a divisão das gorjetas entre todos os funcionários do estabelecimento. Mas, para ter validade jurídica, isso tudo deve ser discutido, acordado e registrado em assembleia”, frisa o advogado.

O coordenador da Câmara Gastronômica de Lages, Ruan Rangel, destaca que a preocupação com as mudanças é grande porque impactam diretamente no salário dos empregados. “Atualmente, há muita falta de conhecimento. Por isso, estamos em busca de informação porque queremos agir de forma correta, atendendo a lei e buscando maneiras para desenvolver nossos negócios”.

O objetivo da Câmara, criada em agosto deste ano, por iniciativa da CDL, Acil e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) é que os empresários alcancem juntos bons resultados. “Esse foi um primeiro passo. Ainda estamos em fase de implementação e planejando muitas coisas que devem mudar a realidade do nosso setor”, finaliza Ruan.


Confira a galeria de fotos




Últimas Notícias

10
Fevereiro
Noticias

Membros do Núcleo de Dirigentes Lojistas de Urupema retoma atividades

Em reunião realizada nesta quinta-feira (08) empresários escolhem nova coordenação e alinharam atividades para articulação do segmento
Ver notícia completa [+]
09
Fevereiro
Noticias

Diretores da CDL participaram da solenidade de assinatura do convênio para revitalização do centro de Lages

Cerimônia foi realizada na noite da última terça-feira (06) no Teatro Marajoara
Ver notícia completa [+]
09
Fevereiro
Noticias

Membros do Núcleo de Dirigentes Lojistas de Bocaina do Sul estiveram reunidos nesta quarta-feira

Fortalecimento e representação dos segmentos de comércio e serviços são os focos do núcleo
Ver notícia completa [+]
08
Fevereiro
Noticias

CDL Lages recebe visita de representantes da CDL Chapecó

Objetivo foi a troca de informações sobre o serviço CDL Telefonia
Ver notícia completa [+]
08
Fevereiro
Noticias

Edição do Serra Catarina Festival de Inverno deste ano já está sendo planejada e envolverá os 18 municípios da região da Amures

Em reunião com membros do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) na tarde de ontem (07), Rosani Pocai apresentou novidades sobre a terceira edição do Festival
Ver notícia completa [+]

SOBRE A CDL LAGES


Conheça o histórico da CDL de Lages, sua missão, visão e valores. Veja quem são seus Diretores e colaboradores.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES


Endereço: Rua Coronel Córdova, 332
CEP: 88502-200

E-mail: cdl@cdlages.com.br
Fone: (49) 3221-7007
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia